O Livre e a EMRC
Li que o Partido Livre propõe proibir a disciplina de EMRC nas escolas públicas. Como justificação, invoca o princípio da laicidade do Estado.
Eu sou pela liberdade. Acho que cada um é dono de si e, por isso mesmo, deve poder fazer tudo para alcançar a felicidade plena. Desde que isso não interfira na liberdade dos outros que cá andam.
E é por isso que sou contra esta ideia do Livre, que de livre tem pouco (perdoem-me o trocadilho barato). É verdade que o Estado não tem uma religião oficial, daí ser laico, mas não é menos verdade que temos uma profunda ligação à religião católica.
Se me pedissem opinião sobre a integração de outras doutrinas religiosas no programa escolar, estaria de acordo. O caminho passará sempre pela integração e não pela proibição. E proibir uma disciplina que é opcional é só parvo. E interfere directamente na educação dos nossos filhos. E isso eu não aceito.
Tenho mesmo curiosidade em saber o que se seguiria se o Livre chegasse ao Governo. O fim do feriado do Natal e da Páscoa?