Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Somos todos normais, até termos filhos!

Aquele que já foi o Blogue da Mafalda | Por Ana Fagundes Lourenço

Somos todos normais, até termos filhos!

Aquele que já foi o Blogue da Mafalda | Por Ana Fagundes Lourenço

Mudanças que chegam com o ano lectivo

Nem todas as crianças reagem da mesma forma.

29.09.19, Ana Fagundes Lourenço

Estas últimas semanas ensinaram-nos que a Mafalda não sente grande entusiasmo por mudanças; pelo menos por aquelas com maior impacto no seu dia-a-dia.

Com o início do ano lectivo veio a mudança de sala. Aos 3 anos, a minha filha deixou de frequentar a creche, transitando para o jardim de infância. Estamos a falar de valências que funcionam dentro do mesmo edifício, mas em pisos diferentes. E isso foi o suficiente para a Mafalda reagir de forma menos simpática.

Se antes era uma alegria ir para o colégio, as últimas semanas foram um verdadeiro massacre: Assim que se aproximava da sala pedia colo, agarrava-se ao pescoço, chorava...enfim, um filme! Ninguém gosta de deixar um filho a chorar no colégio; eu não sou excepção.

A grande preocupação veio quando a Mafalda começou a apresentar sinais de retrocesso no seu desenvolvimento, deixando, por exemplo, de comer sozinha. A par disso, as birras voltaram em grande e nós ficámos sem saber muito bem como agir.

Pensámos sobre tudo o que pudesse estar a afectar a miúda e concluímos que a única mudança nos últimos tempos foi...a sala! Mesmas educadoras, mesmos amigos...quem diria que uma sala provocaria tamanho desconforto? Não consigo deixar de pensar como teria reagido se tivéssemos avançado com a mudança de escola, como estava previsto. 

Felizmente as coisas estão a voltar à normalidade. Sexta-feira ficou no colégio a sorrir. A sorrir! Claro que aproveitei para fugir, antes que a criança mudasse de ideias! Mas foi tão bom deixá-la feliz no colégio!

E por aí? Reacções semelhantes a este tipo de mudança?

 

Já conheces o nosso Instagram e Facebook?

2 comentários

Comentar post