Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos! | Por Ana Fagundes Lourenço

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos! | Por Ana Fagundes Lourenço

Fim do isolamento social à vista

Que é como quem diz, um regresso à vida (mais ou menos) normal

06.05.20, Ana Fagundes Lourenço
Agora que a miúda está com um horário de sono para lá de espectacular, está muito mais autónoma e mais tolerante à comida (é só meter o prato à frente que come sem questionar!), o Governo Regional dos Açores anuncia um conjunto de medidas para que os serviços possam reabrir. Aguardo com uma certa tristeza a data de reabertura do jardim de infância. Era só isto.

Ensino à distância em Portugal

Não tem de ser um bicho de 7 cabeças.

15.04.20, Ana Fagundes Lourenço
Começou o 3º período escolar e os pais estão insatisfeitos. Com o Covid-19, as escolas tiveram de se adaptar à nova realidade e os pais também. Deixámos de ter um ensino presencial, para passarmos a um ensino à distância. E se por um lado apregoamos que vivemos num mundo digital, onde ser info-excluído é quase como ser um bandido do pior, por outro temos encarregados de educação a dizer que quase precisam de um curso superior para compreenderem o funcionamento da plataforma de (...)

Reflexões em Isolamento Social #1

24.03.20, Ana Fagundes Lourenço
Estamos em isolamento social há mais de uma semana. As saídas de casa resumem-se a ir ao quintal e aos pastos onde estão as vacas. Zero interacções com terceiros, que se isto não estava para brincadeiras, agora com um caso positivo no Pico ainda está menos. Neste período de isolamento, destaco um ponto positivo e um negativo. São eles: - Ponto Positivo: @FestivalEuFicoEmCasa De 17 a 22 (...)

Coronavírus

Não sei o que nos espera, mas pela primeira vez sinto medo.

17.03.20, Ana Fagundes Lourenço
  O COVID-19 chegou aos Açores.  Foi com um nó na garganta que li o comunicado do GACS do Governo Regional dos Açores a dar conta do resultado positivo de uma jovem de 29 que achou boa ideia ir para a ilha Terceira (a minha) depois de um passeio por Amesterdão e Felgueiras. E de repente este arquipélago deixou de ser um pequeno paraíso: Estamos em estado de contingência, as escolas estão encerradas, assim como a maioria dos serviços. As entradas nos supermercados são (...)

Sobre os refugiados da Síria

05.03.20, Ana Fagundes Lourenço
  A história está cheia de momentos em que foi a Síria, considerada a joia do Médio Oriente, a acolher os outros. Em 1872, a Síria acolheu circassianos. Já no século XX, em 1915, recebeu arménios. Avancemos para 1942, quando foi a vez dos gregos. Em 1948, chegaram os palestinianos. Há 30 anos, corria o ano de 1990, foi o (...)

Sobre a dignidade das mulheres

Ainda temos um longo caminho a percorrer

28.02.20, Ana Fagundes Lourenço
Vi uma publicação no Facebook da Pipoca, sobre o vídeo em que o Wuant e a Owhana anunciam o fim da relação. Sinceramente vivo bem sem essa informação, mas houve um ligeiro detalhe que me saltou à vista: O total desrespeito pela miúda. Para quem não conhece os jovens mencionados, só posso dizer que são youtubers com uma considerável legião de fãs. Parece que em tempos foram um casal (...)

Olha a Mafalda com a mania que é espertalhona

10.02.20, Ana Fagundes Lourenço
Depois de tomar o pequeno-almoço, a Mafalda revelou ter um dói-dói na barriga. Tocámos, massajámos e sempre a doer. Pedi-lhe que voltasse a dizer se a mazela continuava por ali. Confirmou. Achei que seria demasiado rebuscado simular uma dor de barriga só para ficar em casa, até porque a Mafalda gosta de estar no colégio. Uma pessoa tem obrigações profissionais, mas filho é filho, por isso perguntei se se sentiria melhor se ficasse em casa comigo. "Sim, vamos à piscina!" - (...)

Viver no meio rural

09.02.20, Ana Fagundes Lourenço
É ter a possibilidade de contactar com a natureza a qualquer momento, é respirar ar puro, é ser livre. E que privilegiada é a minha filha por crescer desta forma!    

Dia das Amigas 2020

06.02.20, Ana Fagundes Lourenço
Celebramos hoje nos Açores o Dia das Amigas.Depois do trabalho, vou a correr para o colégio para poder lanchar com aquela que me recebe sempre com um sorriso, que faz com que tudo valha a pena e que torna o meu mundo mais feliz: A minha Mafalda! Feliz dia das Amigas para todas!